O Rio Grande do Norte teve uma alta de 20% no número de assassinatos no último trimestre de 2022, apontam dados do Monitor da Violência. Entre outubro e dezembro, 291 pessoas foram mortas — 47 a mais do que no mesmo período de 2021.
O crescimento dos assassinatos nos últimos meses pode apontar uma reversão na tendência de queda dos homicídios do estado que vinha ocorrendo nos meses e anos anteriores. Considerando todo o ano, houve uma queda de 5% no número de assassinatos em 2022. Foram 1,1 mil mortes violentas no ano passado – 57 mortes a menos que as registradas em 2021.
Mas, mesmo com a queda anual, os números dos últimos meses acendem um alerta sobre o cenário de violência no estado. Na madrugada desta terça (14), pelo menos 17 cidades do estado sofreram ataques a tiros e incêndios em prédios públicos, comércios e veículos. De acordo com a polícia, uma pessoa morreu em confronto com forças de segurança e outras duas foram presas.
Entre os alvos, estão um fórum de Justiça, duas bases da PM e uma prefeitura e um banco. Também foram atingidos uma loja de motos e carros que estavam estacionados nas ruas e em garagens públicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário