sábado, 21 de maio de 2022

CAOS NA SAÚDE: Laboratório Central suspende exames de arboviroses por falta de insumos e aumenta clima de revolta nos municípios

Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

O Laboratório Central (Lacen) da Secretaria Estadual de Saúde mandou avisar: a partir de segunda-feira, 23, não receberá mais amostras de exames para diagnóstico das arboviroses que andam lotando unidades de pronto atendimento, unidades básicas de saúde e pronto socorro de hospitais particulares.

E tudo simplesmente porque estão em falta os insumos necessários para os exames e, segundo comunicado do Lacen, não há previsão de recebimento.

As autoridades estaduais de Saúde estão tentando jogar a culpa no Ministério da Saúde, mas o fato é que a falta de insumos é resultado da falha no planejamento ou logística por parte do próprio Lacen.

A notícia da suspensão dos exames aumentou o clima de revolta nos municípios que foram cobrados pelo Governo do Estado a montar plano de combate a endemias, começaram a executar mas não receberam apoio. Dos 15 carros fumacê disponíveis, apenas cinco estão em condições de uso.

Na pandemia, foram erros estratégicos em série. Depois dela a falta de planejamento para o combate às endemias, como a dengue, e arboviroses.

O pior: para a incompetência na Saúde, não há remédio que dê jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário