sábado, 27 de outubro de 2018

RN está com 33 praias impróprias para banho


Todas as 33 praias potiguares monitoradas pelo programa Água Azul estão impróprias para banho devido à quantidade excedente de coliformes fecais. é o que aponta o último Boletim de Balneabilidade, divulgado ontem (26).
São monitoradas praias de Natal, Parnamirim, Nísia Floresta e Extremoz. Entre estas estão Ponta Negra, Redinha, Cotovelo, Tabatinga, Graçandu, Genipabu e Pitangui. O estudo da balneabilidade de uma praia compreende a medida das condições sanitárias, objetivando a sua classificação em PRÓPRIA e IMPRÓPRIA para o banho, em conformidade com as especificações da resolução CONAMA nº 274/2000.
A classificação apresentada no relatório tem como base a quantidade de coliformes fecais encontrados nas águas das praias monitoradas e de acordo com o estabelecido na resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
A categoria “imprópria para banho” pode significar que na praia houve incidência relativamente elevada ou anormal de doenças por veiculação hídrica; sinais de poluição por esgotos, perceptíveis pelo olfato ou visão; recebimento de esgotos por intermédio de valas, corpos de água ou canalizações, inclusive galerias de águas pluviais; presença de resíduos ou despejos, sólidos ou líquidos, inclusive óleos, graxas e outras substâncias capazes de oferecer riscos à saúde ou tornar desagradável à recreação; pH menor que 5 ou maior do que 8,5; presença de parasitas que afetem o homem ou a constatação da existência de seus hospedeiros intermediários infectados e outros fatores que contra-indiquem, temporária ou permanentemente, o exercício de recreação de contato primário.
O Programa Água Azul é uma parceria entre o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e O Instituto de Defesa do Meio Ambiente (IDEMA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário