O novo teto de juros do crédito consignado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de 1,68% ao mês, já está em vigor. Para operações realizadas por meio de cartão de crédito e cartão consignado de benefício a taxa ficou em 2,49% ao mês.
Segundo o Ministério da Previdência Social (MPS), esta é a sétima redução da taxa máxima cobrada de aposentados e pensionistas desde janeiro de 2023, início do governo Lula.
O corte foi aprovado na última reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), em 24 de abril, na esteira da redução da Selic — a taxa básica de juros da economia — promovida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), atualmente em 10,75% ao ano.
Balanço do BC
Esse movimento de queda nos juros do consignado já reflete na taxa média cobrada pelos bancos no empréstimo para beneficiários do INSS, que recuou para 22,4% ao ano em março, o menor nível desde novembro de 2021, quando o juro médio estava em 21,3% ao ano. Os números foram divulgados pelo Banco Central.
A queda na taxa equivale ao juro médio de 1,70% ao mês e acompanha a decisão tomada em fevereiro pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) de reduzir os juros do empréstimo pessoal consignado do INSS de 1,76% ao mês para 1,72% ao mês. A queda de abril (de 1,72% para 1,68% ao mês) ainda não tem reflexo nos últimos dados divulgados pelo BC.
Comprometimento máximo
O aposentado ou pensionista do INSS pode comprometer até 45% do benefício, sendo:
- 35% para contratar empréstimo pessoal consignado
- 5% para o cartão de crédito consignado
- 5% para o cartão consignado de benefício
Como consultar a taxa
Os percentuais cobrados por instituições financeiras estão disponíveis para consulta no site ou aplicativo Meu INSS. Para conferir as taxas e escolher a que melhor cabe no orçamento basta acesse o aplicativo sem precisar de login e senha. Na parte de baixo da tela aparecerá um ícone escrito “Taxas de empréstimo consignado”, selecione.
Em seguida abrirá uma aba com a relação dos bancos e os respectivos juros de empréstimo. Ao lado estão relacionadas as taxas para as modalidades de cartão de crédito consignado (RMC) e para utilização do cartão consignado de benefício (RCC), mas elas só aparecem quando a instituição oferece esse tipo de crédito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário