sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Observar eclipse solar sem proteção pode causar problemas na visão

No dia 14 de outubro, um eclipse solar anular – quando a lua passa entre a Terra e o Sol – deixará um círculo de luz no céu para ser admirado por alguns minutos em todo o Brasil, com Natal entre as melhores capitais para observa-lo. Porém. apesar da beleza do fenômeno, observa-lo sem a proteção adequada pode trazer prejuízos para a saúde da visão, de acordo com o oftalmologista Breno Leão.

“Devido às radiações solares no espectro ultravioleta, há alguns problemas que podemos desenvolver ao observar diretamente o sol, dentre elas ressecamento ocular agudo, ceratopatia ultravioleta e queimaduras solares perioculares. Em casos mais graves, e muitas vezes irreversíveis, apresentar retinopatia solar com lesão diretamente na retina dos fotorreceptores que resultará em comprometimento visual”, detalha o profissional, que é docente de medicina no Instituto de Educação Médica (IDOMED).

Com isso, as formas corretas de admirar o eclipse são através de telescópios solares especiais, câmeras e filtros solares. “Mas para aqueles que não possuem tais instrumentos, podemos fazer a visualização direta por meio do uso da máscara de soldador com vidro nº 14 ou numeração superior (quanto maior o número, mais escuro o filtro e mais seguro para observar); filtro de poliéster aluminizado que é translúcido ou óculos com filtro solar de poliéster, que não devem ser confundidos com óculos comuns de proteção solar”, orienta o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário