Faltando menos de uma semana para o primeiro turno das Eleições 2024, a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte já registrou mais de 140 renúncias de candidaturas no estado. Os casos são de candidatos que se registraram para disputar uma das vagas de prefeito, vice-prefeito ou vereador, mas desistiram do pleito.
A Justiça também tem mais de 60 candidaturas indeferidas, porém, na maioria dos casos, os interessados ainda permaneciam em fase de recurso. O total de 143 renúncias representa 1,86% das 7.685 candidaturas registradas neste ano no RN.
Segundo Alan Daniel de Lacerda, professor do Instituto de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), essa é uma área que ainda não foi bem estudada pela ciência política. “Como é uma decisão unilateral, pode ter uma constelação de motivos. Nos casos em que há um grupo (que renuncia), pode ser algum acerto político. Às vezes, numa política local muito pequena, esse acerto pode até ser familiar e não ter muito a ver com partido”, considera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário