domingo, 21 de julho de 2024

Concurso Banco do Brasil pode ser para níveis médio e superior

A seleção pode ter vagas tanto para quem tem o nível médio, no caso do posto de escriturário, como também para quem possui o nível superior.

Nesse último caso, a possibilidade é de um concurso BB para o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Se o novo concurso Banco do Brasil for destinado ao SESMT, os cargos a serem contemplados seriam os de médico e engenheiro, ambos de nível superior.

A seleção poderá ofertar vagas imediatas e ainda formar um cadastro de reserva.

A previsão de um concurso para o nível superior, no SESMT, consta no contrato entre o BB e a Fundação Cesgranrio, que está vigente e traz o seguinte texto:

“Considerando a realização de concursos para carreiras específicas de nível superior, como Médicos e Engenheiros do Sesmt, poderão ser ofertados certames para preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva para o Nível Superior”, diz o documento.

Portanto, o contrato assinado com a banca prevê que o BB realize concursos de níveis médio e superior, podendo ofertar cargos de escriturário, médico ou engenheiro, de acordo com a sua necessidade.

Para o nível médio, o contrato prevê que os interessados no cargo de escriturário sejam avaliados por meio de provas objetivas e de redação.

No caso de um concurso de nível superior, o documento não traz a estrutura prevista para a avaliação dos candidatos.

Outro ponto que o contrato com a banca também revela é a previsão da taxa de inscrição.

Em 2023, quanto o vínculo com a Cesgranrio foi prorrogado até 2025, o aditivo atualizou os valores das taxas para cargos de níveis médio e superior. Veja a seguir:

O valor de R$50 para o nível médio foi exatamente o cobrado no último edital do concurso Banco do Brasil, realizado em 2022.

Portanto, se o Banco do Brasil trouxer vagas para o SESMT, o edital de nível superior tende a ter uma taxa de inscrição de R$74 para esses cargos.

STF cobrou concurso Banco do Brasil de nível superior

A presença de cargos de nível superior em um concurso BB é cobrada há anos. Em 2019, por exemplo, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou acerca da necessidade de vagas para graduados, para ingresso por meio do SESMT.

Na ocasião, o ex-ministro Marco Aurélio não deu seguimento a uma reclamação do próprio Banco do Brasil, que tentou revogar a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª região (TRT10).

O TRT10 determinou a realização de concurso Banco do Brasíl específico para as carreiras de nível superior.

Vale lembrar que o último concurso do BB, para o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, ocorreu há dez anos, em 2014.

Recentemente, na área Bancária, a Caixa Econômica Federal realizou um concurso, com mais de 4 mil vagas, e trouxe oportunidades de nível superior, em cargos de médico e engenheiro.

Além disso, o concurso Correios também tem previsão de vagas para o SESMT. A empresa já definiu banca e terá edital este ano nos seguintes cargos: técnico de Segurança do Trabalho Júnior; engenheiro de Segurança do Trabalho; médico do trabalho júnior; e enfermeiro do trabalho júnior.

Novo concurso Banco do Brasil está em estudo

O Banco do Brasil já confirmou que está com estudo em andamento para um novo concurso BB. A empresa mapeia a necessidade de cada região, além do Orçamento.

O BB confirmou a informação em resposta aos seus funcionários. A reportagem do Qconcursos Folha Dirigida teve acesso aos detalhes com fontes internas.

Confira a resposta completa:

“No momento, estamos realizando estudo visando o lançamento de novo edital de seleção externa para o Banco, mapeando a necessidade de alocação de mão de obra, observando a capacidade negocial de cada região e o Planejamento estratégico e Orçamentário da Empresa.”

Por se tratar de uma fase de estudo, ainda não há um quantitativo de vagas e cargos definidos.

O BB respondeu ao Qconcursos Folha Dirigida e disse, oficialmente, que os “estudos sobre atração, alocação e retenção de talentos são pautas permanente de Gestão de Pessoas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário