sábado, 16 de fevereiro de 2019

Nasa lança em 2023 telescópio para explorar origens do Universo

A agência espacial norte-americana Nasa vai enviar para o espaço um telescópio que visa explorar as origens do Universo, com data de lançamento prevista para 2023. Prevê-se que o estudo abranja mais de 300 milhões de galáxias, incluindo a Via Láctea.
A missão SPHEREx, confirmada pela Nasa em comunicado divulgado na quarta-feira (13) à noite, vai estudar milhões de galáxias, algumas tão distantes que a sua luz demorou 10 bilhões de anos a chegar à Terra.
Na Via Láctea, o telescópio, equipado com um espetrômetro, vai procurar 'assinaturas' de água e moléculas orgânicas - essenciais para a vida como se conhece - nas regiões onde milhões de estrelas se formam a partir de gás e poeira.
Segundo a Nasa, a missão, que tem uma duração de dois anos, vai permitir aos astrônomos terem acesso a informação sobre mais de 300 milhões de galáxias e mais de 100 milhões de estrelas da Via Láctea e compreenderem como o Universo evoluiu, e porque se expandiu tão rápido, e até que ponto os 'ingredientes' da vida na Terra são comuns nos sistemas planetários da Via Láctea.
De seis em seis meses, o telescópio irá observar todo o céu com tecnologias adaptadas de satélites de observação da Terra e de sondas enviadas para Marte. Com informações da Lusa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário