quarta-feira, 22 de abril de 2020

Santa Cruz e Caicó são os municípios com menor adesão ao isolamento social : diz startup


Na fase atual da pandemia no estado, a doença tem avançado pelo interior, demandando atenção redobrada das prefeituras para que se cumpram os decretos de isolamento social. Uma vez que os dados da Google são disponibilizados apenas em nível estadual, foram utilizadas informações da In Loco para realizar análises sobre a adesão ao isolamento nos municípios potiguares.
A In Loco é uma startup de tecnologia que tem acompanhado a movimentação de cerca de 60 milhões de brasileiros por meio de localização de celulares. Ela criou um índice de isolamento social em que, quanto maior o seu valor, maior o nível de adesão da população a essa medida. A Figura 4 mostra a evolução do indicador de isolamento social criado pela In Loco para sete municípios do estado: Natal, Parnamirim, Santa Cruz, Currais Novos, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. Estes municípios representam distâncias crescentes da capital, onde os primeiros casos de COVID-19 do RN foram relatados. As informações são diárias e se referem ao período de 01 de março a 14 de abril.
Entre os municípios analisados, com base no indicador criado pela In Loco, Santa Cruz e Caicó foram aqueles com menor percentual de pessoas em isolamento social (37,4% e 37,7%, respectivamente) no período (valores médios). Os municípios em que as pessoas menos circularam foram Parnamirim (49,2%), Mossoró (43%) e Natal (41,7%).  Currais Novos e Pau dos Ferros se situaram em posições intermediárias considerando os setes municípios analisados, com percentuais de isolamento social iguais a 38,3% e 40,2%, respectivamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário