terça-feira, 23 de julho de 2019

Criatura exótica achada na praia de Piedade despertou curiosidade


Uma criatura marinha de nome pomposo e formato exótico foi encontrada na areia da praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, e logo despertou curiosidade e até medo entre os banhistas. Um exemplar foi achado em cima de uma tampa de garrafa e a imagem do bicho viralizou nas redes sociais em meio a algumas informações desencontradas. Trata-se da espécie azulada de nome científico Glaucus Atlanticus, conhecida como Dragão Azul.
Biólogo marinho e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), José Carlos Barros esclareceu que, ao contrário do que foi alardeado nas redes sociais, o dragão azul é um molusco inofensivo aos humanos. Estudioso dos moluscos há 42 anos, o pesquisador explica que a criatura é uma lesma-do-mar. “Ele vive sobre algas e plantas marinhas que ficam em áreas profundas, com cerca de 70 metros de profundidade. Quando essas algas se desprendem e são levadas pelas marés até a costa, essa espécie vem junto”.
Barros também esclareceu que a incidência é mais comum do que se imagina nessa época do ano. “Ele se alimenta fazendo uma raspagem e ingerindo os microrganismos que estão nessas algas. Definitivamente, não é algo com o que se preocupar”, esclareceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário