terça-feira, 19 de março de 2019

Pesquisa aponta megapantanal com jacarés de 12 metros na Amazônia há 8,5 milhões de anos

Reprodução mostra Purussaurus, jacaré com 12,5 metros de comprimento que viveu no Brasil — Foto: Tito Aureliano/Divulgação

Um mega pantanal com quase 1 milhão de quilômetros quadrados, onde viviam jacarés com 12 metros de comprimento, tartarugas com 3 metros de diâmetro e capivaras do tamanho de búfalos. Assim era a Floresta Amazônica há milhões de anos, segundo descrevem os pesquisadores do Laboratório de Paleontologia da USP em Ribeirão Preto (SP).

Durante quatro anos, entre 2013 e 2016, os paleontólogos recolheram amostras de solo e fósseis preservados nos barrancos dos rios Acre e Purus, nos municípios de Senador Guiomard (AC) e Manuel Urbano (AC). Com base nesses materiais, o grupo tenta montar o “quebra-cabeça” da história e da formação da Amazônia atual.

Os primeiros estudos apontam indícios de que há 8,5 milhões de anos o Rio Amazonas já corria na direção atual, ou seja, da Cordilheira dos Andes para o Atlântico. Antes dessa cadeia de montanhas se formar, era o oceano que desaguava nessa região, a partir de uma abertura que existia no norte do continente sul-americano.

“Quando o Andes vai se erguendo, entre 7 e 10 milhões de anos atrás, os rios mudam de direção e passam a correr em direção ao Atlântico. A abertura no norte se fecha e o ápice disso, que vai ocorrer entre 3 e 4 milhões de anos atrás, é a formação do istmo do Panamá”, explica o biólogo e pesquisador Marcos César Bissaro Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário