quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Como economizar na conta de luz com a tarifa branca

Desde o começo deste ano, a tarifa branca da conta de eletricidade passou a valer também para casa e pequenos estabelecimentos comerciais que consumam mais de 250kWh (quilowatts-hora) de energia por mês. A tarifa, que pode chegar a representar uma economia de até 20% em alguns casos, tem valores diferentes dependendo do dia e da hora de consumo. Enquanto na tarifa normal o valor é o mesmo em qualquer dia ou hora, na tarifa branca os valores flutuam conforme o horário e os dias da semana: nos horários de pico a tarifa será mais alta e também mudará em finais de semana e feriados. 
Apesar de supor uma economia para que os utilizem a luz fora dos horários picos, a nova tarifa teve baixa adesão em seu primeiro ano vigente (o modelo já funcionou em 2018 para estabelecimentos que consumissem mais de 500 kWh), com menos de 1% do potencial para o período. Segundo especialistas, a baixa adesão se deve à falta de informação e conhecimento, os riscos envolvidos e a dificuldade de entendimento por parte da população.
Como economizar com a nova tarifa branca
Para os que estão interessados em provar o novo modelo de tarifa, os especialistas indicam primeiro um período de teste, em que toda a família passe a concentrar um maior consumo de luz fora dos horários de pico. Assim, é possível saber se este modelo se adapta ou não à realidade da casa antes de assumir o compromisso (que só poderá ser cancelado depois de 30 dias). Se o teste não funcionar, é só seguir com o modelo atual.
Para se beneficiar da nova tarifa branca, as famílias terão que mudar seus hábitos e passar a concentrar algumas atividades comuns fora dos horários de pico ou nos finais de semana. A família pode, por exemplo, mudar o horário do banho para a manhã ou tarde da noite em vez de fazê-lo logo ao chegar em casa, e pode concentrar a tarefa de lavar roupas somente nos finais de semana. 
O mesmo serve para aspirar a casa ou passar a roupa. O segredo é deslocar todo o consumo possível para fora dos horários mais caros. Se toda a família passa o dia fora e só chega em casa no horário de pico, talvez a tarifa branca não seja uma boa opção.
Outra dica importante que pode significar uma diminuição na conta de luz é utilizar aparelhos em modo econômico, como chuveiros elétricos em modo “verão” (economia de 30% de eletricidade), e escolher eletrônicos que consumam menos luz, como é o caso de ferros de passar a vapor e lâmpadas fluorescentes ou de led
Para aderir à tarifa branca, é necessário entrar em contato através da agência virtual da Light, pelo telefone 0800-282-0120 ou em uma das agências comerciais da companhia. A mudança envolve troca do medidor, mas não tem custos para o cliente, podendo acontecer em até 30 dias da data do pedido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário