quarta-feira, 11 de julho de 2018

SAMU atende mais de 26 mil ocorrências nos seis primeiros meses do ano em Natal



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Natal, que atende vítimas em situação de urgência ou emergência, realizou diversos atendimentos durante os meses de janeiro a junho de 2018. De acordo com dados, o serviço registrou 26.258 ocorrências atendidas e 5.782 chamadas com orientações médicas, por meio da regulação.

O maior atendimento foi no mês de maio com 4.893 ocorrências, seguido de março com 4.783, junho com 4.653, abril 4.383, janeiro com 4.339 e fevereiro com 3.930 atendimentos realizados.

Os dados apontam que foram realizados 13.252 atendimentos clínicos; 5.387 em traumatologia; 2.294 em psiquiatria; 1.072 em pediatria; 476 obstétricos; 122 em neonatal, além de 3.655 não especificado.

Para as ocorrências o SAMU utilizou veículos de Unidade de Suporte Básico à Vida (UBS), Unidade de Suporte Avançado (USA), Unidade de Resgate (UR) e Motolâncias.

Além da cobertura das ocorrências na cidade, o Samu Natal também realiza o trabalho educativo como o Samuzinho, desenvolvendo atividades teóricas e práticas, com noções básicas de como acionar o Samu e as técnicas de primeiros-socorros no intuito de levar conhecimento a crianças e jovens das escolas municipais, além de alertar sobre os prejuízos provocados pelos trotes.

O Serviço ainda dispõe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) que, além de capacitar os profissionais do Samu Natal periodicamente, também habilita as portas de entradas do município, Unidades de Pronto-atendimento (UPAS), Hospital Municipal de Natal (HMN) e Unidades Mistas, além de outras instituições públicas com o objetivo de capacitar os profissionais segurança para atuar em situação de urgência e emergência até que a viatura do Samu chegue, impedindo que ocorra uma morte ou sequela grave.

De acordo com o coordenador administrativo do SAMU, Everton Rocha, o serviço oferece a população um serviço de excelência, atendendo as ocorrências em tempo adequado às solicitações. “Os profissionais de saúde e médicos treinados, fortalecem a Rede de Urgência e Emergência do município. Por mês são mais de 5 mil chamados nos mais variados tipos de atendimentos”.

Ele acrescentou que o SAMU teve um ganho significativo com a implantação do serviço de Transporte Sanitário contribuindo com a regulação inter-hospitalar da rede, contando com cinco novas viaturas para essa atividade”.

“Solicitamos a população que colabore com o serviço de saúde, liberando a passagem das ambulâncias pelas vias públicas, isso contribui com o tempo de resposta das unidades de intervenção e a probabilidade de sobrevivência das vítimas envolvidas em acidentes”, destacou Everton.

Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário