sexta-feira, 16 de março de 2018

Prefeitura de Parnamirim oferece serviços para moradores de rua



Trinta pessoas em situação de risco são atendidas diariamente pelo Centro Pop e Albergue Noturno, ambos localizados no bairro de Monte Castelo, em Parnamirim. As unidades estão sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social (Semas) e fazem a diferença na vida de homens e mulheres que vivem em situação de rua.


O Centro Pop oferece alimentação, lavagem de roupa, higiene e atendimento social. Watson da Silva Costa, coordenador da unidade, explica que 95% deles teve ou tem algum envolvimento com drogas, o que exige acompanhamento na rede de serviços. “A maioria não tem documentação, enfrenta o vício e não tem para onde ir. Aqui, a equipe de 13 servidores dá o suporte que eles precisam”, disse Watson Costa.

Durante o dia – das 8h às 16 horas, a permanência é no Centro Pop. Em seguida, eles se dirigem ao Albergue noturno, onde recebem a janta, tomam banho e podem utilizar uma das camas da unidade. O atendimento na rede inclui encaminhamentos para postos de saúde quando necessário, emissão de documentos, acompanhamento psicológico e alfabetização.

Há três semanas, o andarilho Paulo Roberto da Silva, 37 anos chegou em Parnamirim e está recebendo o apoio do Centro Pop e Albergue. “Demorei 2 anos e meio para chegar de SP até aqui. Vim andando. E, se não der certo aqui, vou embora pra Brasília”, disse o baiano, natural de Salvador.

Orfão, Paulo da Silva, foi abandonado pela mãe ainda bebê. “Assim que nasci, minha mãe me colocou numa caixa de sapato e me entregou num orfanato”, conta o homem, que diz não ter mais esperança. “Minha vida é uma tristeza. Não tenho mais família nenhuma. Vivo de favor”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário