quarta-feira, 21 de março de 2018

Ministério Público abre inquérito para investigar atuação da Cambridge Analytica no Brasil




Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) instaurou um inquérito na terça-feira para investigar se a empresa Cambridge Analytica está utilizando ilegalmente dados de usuários do Facebook no Brasil para traçar seus perfis psicográficos e, assim, direcionar propaganda eleitoral.
Caso fique comprovado a compra ilegal dessas informações, “o MPDFT pode sugerir pronta comunicação aos titulares, ampla divulgação do fato em meios de comunicação e medidas para reverter ou mitigar os efeitos do incidente”, segundo informações da assessoria de imprensa do órgão.
O documento é assinado pela Comissão de Proteção dos Dados Pessoais e pela 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor.
Na semana passada, foi revelado que a empresa com sede em Londres valeu-se de dados comprados ilegalmente da rede social para manipular informações e influenciar eleitores na vitória do republicano Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos, propagando notícias a favor do candidato e mentirosas (as chamadas ‘fake news’) contra a candidata democrata derrotada Hillary Clinton.
Em vídeo gravado com uma câmera escondida, um alto executivo da companhia revela que pretendia atuar no Brasil. Foi o que aconteceu. Em março de 2017, firmou parceria com a empresa de marketing Ponte Estratégia, do publicitário André Torretta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário