quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

DICA M4 NET: como mudar o nome e a senha de seu rotador.

A imagem pode conter: texto
1. Descubra o IP do seu roteador
Windows: na área de trabalho, aperte a tecla Windows + R, escreva "cmd" (sem as aspas) e aperte enter. Isso fará com que o prompt de comando apareça. Não se assuste com a tela preta cheia de letras e símbolos. Escreva em seguida "ipconfig" (novamente sem aspas) e aperte enter. Um monte de dados aparecerão. Procure por "Gateway padrão" e anote o número ao lado: esse é o endereço do roteador. Coloque esse endereço na barra do seu navegador e aperte enter.

2. Acesse as configurações do roteador
Seu navegador mostrará uma tela de login. Por padrão, o nome de usuário é "admin" e a senha padrão também é "admin". O manual do seu roteador deve ter mais informações sobre a senha padrão dele. Se você mudou a senha e não se lembra dela, segure o botão liga/desliga do seu roteador por 30 segundos: isso reverterá a senha para o padrão.

3. Procure pelas configurações Wi-Fi ou Wireless
Novamente, isso varia entre roteadores diferentes. Todos eles, porém, devem ter uma aba ou menu chamado simplesmente de "Wi-Fi" ou "Wireless" (rede sem fio). Selecione-o. Se esse menu tiver diversas seções, procure por uma relacionada a segurança.

4. Escolha um novo nome e senha para a sua rede
Nessa página, você deverá ver campos com o nome "SSID", "Network Name" (nome da rede) e "Password" (senha). "SSID" ou "Network Name" são a mesma coisa: eles indicam o nome com o qual a sua rede aparecerá para os dispositivos que conseguirem "enxergar" redes Wi-Fi. Você pode dar o nome que quiser, mas tente escolher algo original para encontrar facilmente a rede e não se confundir na hora de conectar.
O campo "Password", por sua vez, indica a senha da rede. Para mudar a senha, basta trocar a informação deste campo. Pode ser necessário digitar a nova senha mais de uma vez, para garantir que as duas senhas combinam.

5. Confira o tipo de segurança
Já que você está aqui, aproveite para ver se há alguma informação quanto ao tipo de segurança de sua rede. Isso normalmente aparece em um campo com o nome "security mode" (modo de segurança) ou parecido. O ideal é selecionar um modo que inclua WPA2. Essa é a forma mais segura de criptografia que a maioria dos roteadores tem disponível.

6. Clique em "aplicar" ou "salvar"
Não se esqueça de clicar em "salvar mudanças", "aplicar" ou algo do tipo antes de fechar o navegador! Senão, todo esse trabalho pode ter sido em vão. Pode ser que o seu roteador peça para que você o reinicie antes de aplicar as mudanças. Assim que ele ligar novamente, sua rede já estará com o novo nome e senha (e você precisará conectar novamente todos os seus dispositivos).

Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário