segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Portal do TSE oferece serviços que facilitam a vida do eleitor.


portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet oferece na aba Eleitor e Eleições, localizada na barra superior da homepage, vários serviços e informações, que facilitam a vida do cidadão, principalmente neste ano de eleições. Ao clicar na aba, o eleitor tem à sua disposição as seguintes seções para consulta: Certidões, Eleições, Estatísticas, Plebiscitos e referendos, Processo Eleitoral no Brasil e Serviços ao eleitor. 

A área Certidões dispõe de links de acesso à Composição partidária, Crimes eleitorais, Filiação partidária, a possibilidade de tirar a certidão negativa de alistamento e de quitação eleitoral. 

Já na seção Eleições o cidadão pode consultar informações sobre o andamento da biometria, contas eleitorais, prazos de desincompatibilização de postulantes a candidatos, eleições anteriores, eleições suplementares, mesários e urna eletrônica. 

Em Estatísticas é possível acessar dados sobre as eleições anteriores, a evolução do eleitorado brasileiro, relatório das eleições e o repositório de dados eleitorais. 

Em Plebiscitos e referendos, o cidadão pode se informar sobre os plebiscitos de 2016, o plebiscito de 2011 sobre a proposta de divisão do estado do Pará, os plebiscitos de 1963 e 1993 e o referendo de 2005. 

Finalmente, a seção Serviços ao eleitor da aba permite consulta aos seguintes links: Cartórios e zonas eleitorais, Disque-Eleitor, Eleitor no exterior, Justificativa eleitoral, Restituição de multas e informações sobre o título de eleitor. 

Todos os serviços divulgados na internet pelo TSE são gratuitos, com possibilidade de impressão imediata das orientações, preenchimento de formulários e emissão de certidões eleitorais. A emissão ou validação das certidões pela internet exige o preenchimento de todos os campos do formulário de emissão ou validação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário