terça-feira, 17 de outubro de 2017

Municípios de cinco estados aderem ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar

SEGURANÇA ALIMENTAR
O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) recebeu adesão de mais 43 municípios da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais, do Paraná, de Piauí e São Paulo. Nesses locais, as prefeituras vão criar um conselho que vai elaborar, no prazo de um ano, um plano com ações para garantir a segurança alimentar dos habitantes.

Na prática, isso significa que os governos dos municípios vão trabalhar para garantir o direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e sem comprometer o acesso a outras necessidades importantes.

Quando os municípios aderem ao Sisan, o acesso dos governos a recursos e programas federais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) se torna mais fácil.

Segundo a coordenadora-substituta de Apoio à Implantação e Gestão ao Sisan, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ana Flávia Mello Souza, o Sisan é importante para garantir a todos o direito à alimentação saudável.

“Os benefícios da adesão municipal são a promoção da cidadania, dignidade, saúde e qualidade de vida de seus cidadãos. A população precisa ter acesso a alimentos frescos, em quantidade adequada e da agricultura familiar”, destacou. (mais…)

Nenhum comentário:

Postar um comentário