terça-feira, 21 de março de 2017

Cinturão de obras na Grande Natal melhorará mobilidade da região, afirma General Fraxe


viaduto br 101

Atualmente algumas obras de mobilidade estão sendo realizadas na região metropolitana de Natal. A Reta Tabajara, o prolongamento da Prudente de Morais, os viadutos na BR-101 e outras representam para o general Jorge Fraxe, diretor-geral do Departamento Estadual de Rodovias (DER), uma “melhora para a mobilidade da região metropolitana”.
Fraxe afirma que as obras “se integram e irão ampliar o nível de serviços da mobilidade da região metropolitana e darão mais fluidez ao trânsito”. De acordo com o general, as obras realizadas pelo DER, como o acesso ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves, estão avançando.
A obra da avenida Moema Tinoco, zona Norte, foi retomada e o prolongamento da avenida Prudente de Morais aguarda agora somente a desapropriação dos imóveis localizados nos 280 metros restantes para a duplicação; o processo corre na Procuradoria Geral do Estado.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) também está com suas obras em andamento ou preparação, são elas: trecho BR-101 Natal-Parnamirim, Reta Tabajara e “Gancho” de Igapó.
Segundo Walter Fernandes, diretor do Dnit, as obras da Reta Tabajara estão em andamento e devem ter “um novo ritmo” em abril. Será iniciado o processo de restauração das pistas existentes e a concretagem de pavimento rígido em junho. “Mas segue em ritmo normal, especialmente porque essa obra sofreu muitas paralisações”, contou.
Em Igapó, a situação está pendente pois “há um projeto de drenagem que coincide com um dos desvios propostos”, de acordo com Walter. Ademais, o projeto do “ganho” já está encaminhado. O Dnit fará algumas melhoras nos locais usados como desvios.
A obra da BR-101 Natal-Parnamirim, que prevê a construção de 6 viadutos e cerca de 21 quilômetros de marginais duplicadas, também já está em processo avançado. Um viaduto será liberado por cima no final deste mês e, após 30 dias, será liberado por baixo; o viaduto de Neópolis, que já está liberado por cima, será liberado por baixo também no final deste mês.
Em maio, de acordo com Walter, será entregue o viaduto da entrada de Pium e, em abril, iniciam-se as obras do viaduto da Cohabinal. As obras das avenidas Maria Lacerda e Abel Cabral dependem no momento de um remanejamento de rede elétrica ao lado do rio Pitimbu, para que possa ser construída uma marginal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário