terça-feira, 29 de março de 2016

Pró-Transporte será retomado a partir de construção de viaduto na Zona Norte

Obras devem ser retomadas a partir de abril (Foto: Wellington Rocha)
Obras têm conclusão prevista para 18 meses (Foto: Wellington Rocha)
As obras do Pró-Transporte, que devem redefinir a mobilidade urbana na zona Norte de Natal, deverão ser retomadas ainda neste primeiro semestre com o início das obras do viaduto no trecho da Avenida João Medeiros Filhos que dá acesso à praia da Redinha e à Ponte Newton Navarro.
De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura, Jader Torres, os entraves burocráticos que impediam a retomada das obras já foram superados.
Na semana passada, Torres revelou que o Banco do Brasil autorizou o crédito que permitirá fazer ajustes finos no projeto de engenharia e bancar as desapropriações. A obra está estimada em R$ 88 milhões e tem previsão de conclusão de 18 meses.
“Essa obra vai fazer um corredor no sentido Forte-Redinha até a BR e da Moema Tinoco até o gancho de Igapó. É uma obra antiga, com entraves burocráticos, mas que estão sendo superados agora. A expectativa é que o dinheiro seja disponibilizado a partir de abril. Só então podemos considerar a retomada das obras”, explicou Jader Torres.
Apesar do elevado número de desapropriações – Jader estima mais de 300 – o titular da SIN não acredita que haverá dificuldades para a execução das obras. “O que se pode contestar é o valor do imóvel a ser desapropriado, mas não a desapropriação”, comentou o secretário de Infraestrutura.
Obra
O Pró-Transporte consiste na criação de dois grandes eixos em pista dupla. O primeiro, denominado Eixo Fronteiras, parte do Gancho de Igapó, na Av. Tomaz Landim, percorrendo a Avenida das Fronteiras, a Av. Rio Doce e a Av. Tocantínea, até o entroncamento com a Av. Moema Tinoco.
O segundo grande eixo, chamado de Eixo Moema Tinoco/Conselheiro Tristão, é a continuação do primeiro, ao longo da Av. Moema Tinoco e a Av. Conselheiro Tristão até o encontro com a Av. João Medeiros Filho (estrada da Redinha), onde será construído o Viaduto da Redinha, que dá acesso à Ponte Newton Navarro.
Além da duplicação dos corredores viários, o ponto alto das obras está relacionado à mobilidade de pedestres e à valorização do transporte público, necessária para o pleno funcionamento do tráfego na região. A implantação de corredores exclusivos de ônibus será um dos diferenciais da obra que tem o objetivo dar fluidez ao transporte coletivo, além de contar com 108 novos abrigos de ônibus. A padronização de passeios públicos é outro importante da obra que vai dar segurança e comodidade ao simples ato de ir-e-vir, que muitas vezes é dificultado devido às irregularidades encontradas nas calçadas.
Década
O Pró-Transporte se arrasta desde 2005, quando foi projetado. Em 2006, os contratos iniciais foram pactuados pela Prefeitura do Natal. Em 2011, a prefeita Micarla de Sousa entregou a estrutura do viaduto das Fronteiras, que custou 8 milhões de reais.
Com a dificuldade para honrar compromissos, o município perdeu o direito de ser o proponente e executor da obra, que passou para o Governo do Estado. As obras foram retomadas em 2013 na gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini, mas depois voltaram a ser paralisadas pela falta de recursos.

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