sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Extintor de incêndio deve voltar a ser obrigatório no Brasil

Parece até brincadeira, mas o extintor de incêndio que recentemente passou a ser facultativo nos carro de passeio no Brasil, pode voltar a ser obrigatório. A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados suspendeu a resolução 556/15 que facultava o uso destes objetos nos automóveis, utilitários, caminhonetes e triciclos que possuem cabine fechada.
Em setembro, o Contran usou de um estudo que constatou uma baixa incidência de incêndio no número total de acidentes com veículos, justificando sua posição frente à desobrigação do uso do extintor. Ainda de acordo com o estudo, o uso despreparado do produto representaria mais riscos ao condutor do que sofrer com o incêndio.
Para endossar a anulação, o deputado Hugo Leal (Pros-RJ), relator da comissão, defendeu o fato de que o Contran agiu de forma unilateral, causando transtornos aos proprietários de veículos que já haviam adquirido os extintores do tipo ABC e aos fabricantes e vendedores do equipamento, que passaram a sofrer com o encalhe dos produtos.
E ainda o deputado se referiu a um acordo de 1992 sobre a regulamentação básica unificada de trânsito, que previu a obrigatoriedade do extintor de incêndio no Brasil, Chile, Bolívia, Argentina, Peru, Uruguai e Paraguai.
A proposta do deputado ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votada, mas pelo jeito já vai dar muita confusão. E você acha que o extintor de incêndio deve voltar a ser obrigatório ? (Com informações da Revista 4 Rodas

Nenhum comentário:

Postar um comentário