sábado, 7 de fevereiro de 2015

PMDB quer ajudar Natal, mas não garante apoio à reeleição do prefeito Carlos Eduardo

Segundo deputado federal, é hora de ajudar a Prefeitura de Natal, mas não de falar no pleito de 2016

o67o67o
Repórter de Política
O PMDB pode até ajudar a gestão Carlos Eduardo Alves (PDT) em Natal, contudo, isso não quer dizer que os peemedebistas vão estar ao lado dos pedetistas na eleição de 2016. Pelo menos, foi isso que deixou claro o deputado federal Walter Alves, uma das lideranças do PMDB no Rio Grande do Norte. Segundo ele, os peemedebistas devem contribuir para a administração municipal, mas sem indicar cargos para o primeiro escalão do Executivo, uma vez que isso poderia antecipar o posicionamento do PMDB com relação à disputa eleitoral do próximo ano – e sepultar qualquer desejo de lançar candidatura própria.
“Não é hora de indicar cargos. É hora de ajudar a gestão do prefeito Carlos Eduardo, sem pensar nas eleições. Ainda falta muito para o pleito de 2016″, afirmou Walter Alves, em entrevista concedida aO Jornal de Hoje.
A declaração de Walter, de certa forma, vai de encontro ao que estava acontecendo nas últimas semanas: a caminhada do PMDB em direção à adesão ao Governo Carlos Eduardo Alves e, consequentemente, o apoio a ele em 2016. Desde que participou ativamente na campanha do candidato peemedebista Henrique Eduardo Alves ao Governo do Estado, o prefeito e seus aliados estavam contando com o apoio do PMDB para o projeto de reeleição.
Para isso, foi oferecido ao PMDB espaços no primeiro escalão da Prefeitura de Natal e a discussão em torno de quais seriam esses teria começado, justamente, nas últimas semanas, em encontros entre os primos Carlos Eduardo, Henrique (que é presidente do Diretório Estadual) e Garibaldi Alves Filho.
O encontro, no entanto, não contou com a participação do presidente do Diretório Municipal do PMDB, o deputado Hermano Morais, apesar de uma adesão do partido nesses termos, representar, para muitos, a inviabilidade de qualquer desejo peemedebista de lançar uma candidatura própria em 2016 – que é, justamente, a intenção do presidente Hermano.
Tanto é que, após saber pela imprensa da reunião para discutir a “adesão” peemedebista, Hermano Morais ressaltou que a decisão sobre 2016 será tomada em discussão dentro do Diretório Municipal do PMDB e não pelo estadual, de Henrique.  “Qualquer decisão para formar uma chapa ou uma coligação passa pelo Diretório Municipal. Henrique, como presidente do Diretório Estadual, e Garibaldi, como maior nome do partido no Estado, serão ouvidos. Mas a decisão será do Diretório Municipal”, ressaltou Hermano Morais na época.
Essa, porém, teria sido uma das declarações mais “tranquilas” dadas por Hermano diante do assunto. Nos bastidores, comenta-se que, excluído da discussão, o deputado estadual já estudava até a possibilidade de deixar o PMDB e buscar outro partido com o objetivo de ser candidato a prefeito mais uma vez em 2016.
ukt7iot7
TRANQUILIZAÇÃO
Por isso, a declaração de Walter Alves ganha ainda mais importância. Afinal, o federal tenta, com ela, defender o posicionamento de que a ajuda deve ser dada (como já vem acontecendo, por exemplo, com a atuação de Felipe Alves, Bertone Marinho e Ubaldo Fernandes, os vereadores do partido na Câmara Municipal), mas isso não quer dizer que PMDB e PDT serão aliados em 2016.
Além disso, ajudou também a reforçar esse papel “tranquilizador” das palavras de Walter o fato do prefeito Carlos Eduardo já ter feito a reforma do secretariado que anunciava para o início de 2015, e não nomeou nenhum indicado do PMDB. A atitude facilita a separação entre ajuda administrativa e apoio político ao projeto eleitoral do prefeito, uma vez que, sem indicações do primeiro escalão, o PMDB poderia, simplesmente, anunciar um projeto próprio no próximo ano sem enfrentar o desgaste do rompimento.
“Ainda é cedo para falar sobre decisão do partido para 2016. Esse assunto será objeto de discussão aprofundada no momento oportuno”, reforçou Walter Alves.
“Carlos Eduardo conseguiu obras importantes, mas os serviços essenciais precisam melhorar”
Joaquim Pinheiro
Repórter de Política
Com relação à avaliação da gestão Carlos Eduardo Alves, as palavras de Walter Alves e Hermano Morais são bem parecidas. Afinal, os dois ressaltam os feitos do atual prefeito, contudo, concordam que ainda existe muito o que ser feito.
“O prefeito teve sorte de ter Garibaldi Filho como ministro e Henrique Eduardo na condição de presidente da Câmara Federal, conseguindo obras importantes, principalmente de mobilidade urbana”, disse ele, lembrando entretanto, que “os serviços essenciais precisam melhorar”. “Colocamos nosso mandato à disposição do prefeito para ajudar na viabilização de recursos para Natal”, ressaltou o deputado do PMDB. Questionado se a aliança política com o PDT pode continuar, Walter Alves afirmou: “ainda é cedo. O ano é de ajuda”.
HENRIQUE
Sobre a possível nomeação de Henrique Eduardo para o Ministério do Turismo, Walter Alves concluiu afirmando: “estamos na expectativa. Ele tem respaldo político do partido nacionalmente. A expectativa é boa”. O deputado Walter Alves, filho do senador Garibaldi Filho, exerceu dois mandatos na Assembleia Legislativa, sempre obtendo boas votações.
Na última eleição estadual ele elegeu-se deputado federal com mais de 190 mil votos, constituindo-se no mais votado do pleito para deputado federal. Em razão do trabalho que realizou na Assembleia Legislativa, do seu desempenho nas urnas e o fato de ser filho do senador Garibaldi Filho, Walter Alves tem sido citado em todas as listas de possíveis candidatos a prefeito de Natal e governador do Estado.
Gustavo Fernandes defende candidatura própria do PMDB para prefeito de Natal
O deputado Gustavo Fernandes, do PMDB, informou na manhã desta quinta-feira que o partido liderado no Estado pelo deputado Henrique Eduardo e pelo senador Garibaldi Filho deverá ter candidatura própria a prefeito em vários municípios do Estado, inclusive na capital, e que articulações nesse sentido deverão ser iniciadas a partir da indicação do nome do deputado Henrique Eduardo para o Ministério do Turismo. “Estamos na expectativa para indicação de Henrique, o que deverá ocorrer nos próximos dias e será bom para o Rio Grande do Norte”, disse ele.
Questionado sobre uma possível participação do PMDB na administração do prefeito Carlos Eduardo, o peemedebista disse preferir não opinar sobre esse assunto, considerado pelo deputado como de competência dos líderes partidários.  “Isso competirá aos líderes do partido discutir no momento oportuno”, ressalta o deputado do PMDB. Gustavo Fernandes, que será o futuro líder do PMDB na Assembleia Legislativa, ao ser questionado sobre uma possível desfiliação do deputado Hermano Morais, do PMDB, notícia divulgada nos meios políticos, Gustavo Fernandes diz não acreditar.
Ainda sobre a possibilidade do ex-candidato a prefeito de Natal deixar o PMDB, Gustavo Fernandes afirmou: “Estive com Hermano nesta última quinta-feira e ele me assegurou que não deixará nosso partido”, afirmou o deputado do PMDB, que se encontra no exercício do seu segundo mandato e tem destacada atuação política na região Oeste do Estado. (JP)
Compartilhar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário